Esta análise tem como objetivo apresentar a forma de abordagem dos conteúdos entre dois livros do1º ano do Ensino Médio, um da escola privada (Diversidade) e outro da escola pública (Português). Não faremos confrontação de idéias entre os conteúdos/ atividade, e sim, o que o livro propõe ao leitor.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’S, o livro Diversidade, 1ª série do Ensino Médio, 4º volume, da disciplina Língua Portuguesa do Sistema Positivo, faz juz ao nome, pois a diversidade que ele mostra sobre temas atualizados,informativos no eixo interdisciplinar e pelo PCN. Não há separação entre gramática e redação, pelo contrário, não reproduz esse modelo de divisão, e sim, leitura/gramática, atualidade/leitura, estudos gramaticais/textos, enfim uma leitura onde o aluno possa ter maior entendimento e analisar a Língua Portuguesa de uma forma mais prazerosa.
A organização da unidade de Língua Portuguesa não está definida em uma ordem e também não tem sumário para definir exatamente os assuntos que serão abordados no 4º Bimestre, mas mostrar em partes marcadas assuntos gramaticais, um diagnóstico de como resolvê-los de uma forma bem interessante e não tradicional, o exemplo na página 22 do Livro mostra claramente isso. Primeiro o Assunto que foi bem explanado, depois o exercício que vem ressaltando o que já foi mostrado, mais de uma forma que o aluno veja e leia, pois está marcado e as partes gramaticais importantes na hora de resolver a questão estão em negrito para que o aluno perceba a finalidade da questão. A unidade nos mostra que o livro relaciona os discursos com contextos históricos, ideológicos, atuais, infantis, intertextual e leva a diversidade do pensamento humano.
A sua divisão está bem diversificada e agradável para os recursos expressivos da linguagem verbal, textual e estrutural, mas não apresenta os conteúdos que irá abordar para os alunos, como um breve sumário, ajudaria muito os alunos a saberem o que irão estudar, porém, pode ser uma estratégia das autoras para que o educando possa procurar o assunto, percebendo outros, para que leia mais e veja como existe outros assuntos de suporte e de agradáveis leituras. A escolha de gênero e tipos de discursos foi bem certa nessa unidade, pois encontramos gêneros literários, infantis, os tipos de discursos como: quadrinhos, internet, cartas, textos informativos, questões de vestibulares de diferentes estados, quadro de critério.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’S podemos considerar que o livro Português, Volume1, do Ensino Médio do autor José de Nicola contempla em grande parte as normas exigidas pelos PCN’S, apesar de observamos a divisão entre gramática e literatura, mas isto, não quer dizer que se trabalhe dissociado a contextualização, já que ”Literatura é a transfiguração do real, é a realidade recriada através do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade.” (COUTINHO,1978, p. 9 - 10) A partir da análise da Parte 1, Formando o Leitor e o Produtor de Texto: as estruturas gramaticais dos textos, capítulo 5,A Gramática da Frase, podemos constatar que o aluno poderá estudar aprazivelmente a Língua Portuguesa através dos textos de diferentes tipos e gêneros: letras de músicas, poesias, notícias, reportagens, relatos, dentre outras formas de interação autor/leitor, ou seja, aspectos gramaticais condizentes com a dialógica da linguagem.
Quanto à estrutura, organização, produção do livro/capítulo, a unidade nos mostra de forma clara e concisa a colocação dos temas a serem abordados, principalmente quando trabalha a Gramática, pois, utiliza Código de Cores para identificar as classes gramaticais, facilitando o processo ensino – aprendizagem, bem como, prender o leitor nas páginas estruturadas de diferentes contextos. Os textos apresentados no capítulo, dão condições para o aluno se situar na época e local e permite que este se envolva nos temas através dos enunciados da crônica, poesia, reportagem, propaganda e da música.O capítulo permite que se faça um paralelo Jamaica/Brasil no decorrer da passagem dos assuntos,principalmente da música que está explícita, confrontando opiniões e idéias sobre as diferentes manifestações intertextuais da linguagem verbal e escrita. Podemos também citar que nas atividades o aluno tem que usar a gramática contextualizando aspectos linguísticos e discursivos para expressar sua imaginação e aplicar o que determina a Língua Portuguesa.
Vale ressaltar que o livro também traz questões de vestibulares de diferentes Estados, mostrando ao aluno os temas mais abordados nos exames, contribuindo para o melhor desempenho do mesmo. O livro de um modo geral faz a contextualização sócio-cultural, como estabelece a Língua Materna.