ESTÁGIO NO CURSO LIVRE DE IDIOMAS “FISK”
Este é o relatório da visita efetuada pelos acadêmicos de Letras/Espanhol do IESAP, Jorge Lee e Pollyana Moreno, ao Colégio de Idiomas Fisk, sob orientação do professor de Estágio Supervisionado, Sílvio Gomes.
Os aspectos significativos observados nos dias 02/11/09, 09/11/09 e 16/11/2009, na turma de 4° nível em Espanhol do Fisk, ministrada pelo professor Jean Piero, foram os seguintes:
1º dia (02/11/09):
· O assunto dado foi Pretérito Pluscuamperfecto;
· O assunto foi ministrado normalmente e de forma simplificada, de acordo com a metodologia do professor;
· Durante a aula, observou-se a participação intensa dos alunos, que mostraram um interesse muito grande em aprender sem guardar dúvidas. O que não fica claro é esclarecido na mesma hora;
· O número pequeno de alunos facilita muito a aprendizagem. O professor Jean Piero detém de forma plausível o domínio do conteúdo ministrado, e procura ensiná-lo da melhor forma possível.
2º dia (09/11/09):
· O assunto ainda se referia aos tempos verbais no Espanhol;
· Observou-se, por parte do professor regente, grande criatividade em transmitir o conteúdo, além de um bom manejo de classe excelente didática, o que nos causou ótima impressão.
3º dia (16/11/09):
No último dia de observação, procuramos fechar o estágio avaliando os seguintes aspectos: postura dos alunos; participação e assiduidade e, por fim, o rendimento, isto é, a compreensão do conteúdo.
Contudo, chegamos à conclusão de que o curso livre da língua espanhola do colégio Fisk atende em alto nível de aproveitamento à aceitação dos alunos que escolhem a instituição. Para tanto, o colégio procura proporcionar ao aluno diversas formas de se adquirir o conhecimen
TRABALHO 2
Nas observações do Ensino Médio, na Escola Estadual Profº Lucimar Amaroas Del Catillo, estagiamos em 3 turmas diferentes, mas todas seguindo a exigência do professor Silvio. A professora pediu por várias vezes a nossa ajuda, porém em algumas vezes havia um certo exagero, como por exemplo nos mandar para a direção da escola para carimbar mais de cinquenta páginas, sendo que deveríamos estar em aula observando os métodos da professora que se chama Dilda.
As turmas são um pouco agitadas, havia alunos que saiam a todo o momento e a professora não demonstrava incômodo por parte de certos alunos. Certamente também havia alunos que prestavam atenção, participavam ativamente das aulas.
A professora tinha bastante domínio de turma, de conteúdo e tem muitas idéias criativas para tornar a sua aula bem dinâmica, ela gosta de ver seus alunos falando e se preocupavam se eles estavam fazendo os exercícios corretamente.
Acadêmicos envolvidos: Amanda Cristina
Jonh Kenedy
TRABALHO 3
Fazendo uma análise geral do estágio realizado, podemos observar que a professora tem um bom relacionamento com os alunos e domina a sala de aula, porém a dificuldade que observamos partiu dos alunos onde os mesmos não têm uma facilidade em aprender, já que nossa observação foi realizada em uma turma de EJA 3° ETAPA.
Em relação aos PCN’S, podemos observar que a professora se adéqua as necessidades estabelecidas não trabalho somente com a parte gramatical, mas também trabalha com interpretação textual e outras metodologias também.
No 1° dia de observação a professora trabalhou com interpretação textual, os alunos se saíram bem, porém, demoraram muito para entregar as respostas para a professora.
No 2° dia a professora trabalhou com a parte gramatical os pronomes possessivos. E elaborou uns recortes para os alunos fazerem com todos os pronomes, nessa atividade podemos observar algumas dificuldades dos alunos até mesmo na questão da coordenadora dos alunos.
No 3° dia a professora continuou trabalhando com os pronomes possessivos.
Ficamos também entristecidos com o estado com que a escola se apresenta, pois a mesma encontra-se com as paredes pichadas, cadeiras quebradas e não possui quadra, pois a mesma encontra-se interditada.
TRABALHO 4
De acordo com estagio supervisionado pelo Profº Sivio Nazareno, foi realizado no curso livre PBF, que duraram dois sábados para ser analisado o processo de aprendizagem entre o professor e o aluno e os recursos utilizados pela escola.
A escola PBF oferece cursos de língua estrangeiras. Nosso estagio foi nas aulas de língua espanhola. O professor começou como uma revisão do assunto realizado na aula passada, os alunos tiraram algumas.
Observou-se que a turma era pequena havia apenas três alunos em sala de aula, apesar de ser composta por cinco alunos no total.
O professor mostrou um domínio sobre o cada assunto, todos estavam atentos as explicações. A interação do professor com aluno foi realizado com sucesso, atividades eram realizadas, e o professor utilizava o aluno para ler os textos colaborando para o aprendizado do aluno.