*Plano de Aula:
1. Identificação:
- Escola Estadual Tiradentes
- Diretor: Mary Celia Vaz Cruz
- Professora da Turma: Tanara
- Estagiarias: Adriana Silva Dias e Amanda Cristina R. de Oliveira
- Disciplina: Língua Espanhola
- Série: 3º ano
- Tempo provável: 2 h/a
- Data:
- Assunto: Pronombres demonstativos
2. Objetivos específicos:
-Compreender os pronombres demonstrativos e fazer com que haja a compreensão do mesmo. Observar as diferenças que existe entre cada pronombre.
3. Conteúdo:
Pronombre demonstrativo
4. Metodologia:
- Aula expositiva dialogada com acompanhamento da apostila.
-Exercício.
5. Recursos:
- Humanos: Professoras e alunos.
-Materiais: Apostila.
. 6. Avaliação:
- Atenção, interesse e participação durante a aula.
7. Referencias:
Disponível em: http://www.flickr.com/photos/alephmelo/4351600242/; Acesso em: 20 de abril de 2011, às 7h20min.
Acesso em: 20 de abril de 2011, às 9h57min.
Los demonstrativos
OS DEMONSTRATIVOS - LOS DEMOSTRATIVOS
São palavras variáveis que acompanham ou substituem um nome, indicando a posição dos seres no espaço e no tempo, em relação às pessoas gramaticais. Observe a tabela:
| Próximo do falante | Próximo do ouvinte | Longe de ambos | ||||||
| Masculino | feminino | neutro | Masculino | feminino | neutro | masculino | Feminino | neutro |
singular | Este | esta | esto | ese | esa | eso | aquel | aquella | aquello |
plural | Estos | estas | - | esos | esas | - | aquellos | aquellas | - |
Aquel hombre tiene suerte
Esta mujer es hermosa
Na oração, os demonstrativos podem exercer função de adjetivo ou pronome.
Aquellos niños son muy listos. (Aqueles meninos são muito espertos.)
Adjetivo
Aquél es el libro que más me agrada. (Aquele é o livro que mais me agrada.)
Pronome
Ao exercerem função de pronome, os demonstrativos costumam vir acentuados, para diferenciar-se dos adjetivos. No entanto, a Real Academia de la Lengua Española aconselha esse acento somente em casos que possam dar lugar a ambiguidade.
* Plano de Aula
Plano de aula
1- Identificação:
Escola Estadual Tiradentes
Diretora: Mary
Professoras: Adriana Silva e Amanda Cristina
Disciplina: Língua Estrangeira – Espanhol
Série: 3º ano do Ensino Médio
Tempo Provável: 2 h/a
Data: ______________
Assunto: Acentuación
2- Objetivos Específicos: introduzir aos alunos o conceito de acentuacíon, buscando instigar nos alunos a aprendizagem desse conteúdo.
3- Conteúdo:
Acentuacíon
4. Metodologia:
- Aula expositiva dialogada com acompanhamento da apostila.
- Dinâmica entre os alunos.
5. Recursos:
- Humanos: Professoras e alunos.
-Materiais: Apostila.
. 6. Avaliação:
- Atenção, interesse e participação durante a aula.
7. Referencias:
Disponível em: http://www.flickr.com/photos/alephmelo/4351600242/ Acesso em: 06 de abril de 2011, às 19h29min.
Acesso em: 06 de abril de 2011, às 19h57min.
ACENTUACIÓN
(agudas, graves, esdrújulas y sobresdrújulas)
En todas las palabras formadas por dos o más sílabas, hay una que presenta mayor intensidad – la sílaba fuerte o sílaba tónica: casco – estudiar – uno – usted.
Clase | Sílaba tónica | Ejemplos |
Agudas | Última | Pastel – ciudad |
Graves o llanas | Anteúltima | Fotocopia – cansan |
Esdrújulas | Antepenúltima | Pirámide -pérdida |
Sobresdrújulas | Anterior a la antepenúltima | Prácticamente – díganselo |
En español sólo existe un tipo de acento gráfico: el acento o tilde (´). La tilde no indica que la pronunciación es abierta como en portugués sino que simplemente señala la sílaba tónica.
Palabras | Llevan acento | Ejemplos | ||||
Agudas | Cuando terminan en n, s o vocal | Café, así | ||||
Graves o llanas | Cuando terminan en letras diferentes de n, s o vocal | Fácil, álbum | ||||
Esdrújulas | siempre | Espíritu, miércoles | ||||
Sobresdrújulas |
|
|
_______________________________________________________________
Ejercicio de ACENTUACIÓN
1) Classifique as palavras abaixo em: agudas, llanas, esdrújulas e sobresdrújulas:
a. Camión ______________
b. Océano ______________
c. Corrígemelo __________
d. Perfección ____________
e. Fácil ____________
f. Árboles _____________
g. Canción _____________
h. Véndeselo ___________
2) Coloque os acentos gráficos corretamente nas palavras abaixo:
a. Medicacion
b. Caracter
c. Futbol
d. Lagrima
e. Leon
f. Compralo
g. Papa
* Plano de Aula
1- Identificação:
Escola Estadual Tiradentes
Diretora: Mary
Professoras da turma: Tanara
Estagiarias: Adriana Dias
Amanda Cristina
Disciplina: Língua Estrangeira – Espanhol
Série: 3º ano do Ensino Médio
Tempo Provável: 2 h/a
Data: ______________
Assunto: Adjetivos
2- Objetivo Geral: Demonstrar os Adjetivos existentes dentro da gramática, conceituando cada exemplo dentro de sua peculiaridade.
2.1 – Objetivo Específico:
Enumerar os Adjetivos
Conceituar cada um dos Adjetivos existentes
3- Conteúdo:
Adjetivos
4. Metodologia:
- Aula expositiva dialogada com acompanhamento da apostila.
- Dinâmica entre os alunos.
5. Recursos:
- Humanos: Professoras e alunos.
-Materiais: Apostila, quadro magnético e pincel.
. 6. Avaliação:
- Exercício escrito, atenção, interesse e participação durante a aula.
7. Referencias:
Disponível em: http://www.flickr.com/photos/alephmelo/4351600242/ Acesso em: 17 abril de 2011, às 17h20min.
Acesso em: 17 abril de 2011, às 19h57min.
O adjetivo é a palavra que funciona como modificador direto do substantivo, qualificando-o. Concorda sempre com o substantivo que acompanha, sofrendo, assim, variação de gênero, número e grau.
Variação de gênero: La camisa amarilla. (A camisa amarela.) Variação de número: Los alumnos estudiosos. (Os alunos estudiosos.) |
Variação de grau:
Victor es más fuerte que Javier. (Victor é mais forte que Javier.)
Classificação dos Adjetivos (Clasificación de los Adjetivos)
Primitivos | Derivados |
bueno (bom) | bondadoso (bondoso) |
Simple (Simples) | Compuesto (Composto) |
fuerte (forte) | multicolor (multicor) |
Patrios (Pátrios) ou Gentilicios (Gentílicos) |
canadiense (canadense), chino (chinês) |
Gênero dos Adjetivos (Género de los Adjetivos)
a) Os adjetivos masculinos terminados em o ou e mudam a terminação para a na formação do feminino.
feo (feio) - fea (feia)
grandote (grandalhão) - grandota (grandalhona)
b) Nos adjetivos masculinos terminados em an, in, on, or e nos gentílicos terminados em consoante, acrescenta-se -a na formação do feminino.
soñador (sonhador) - soñadora (sonhadora)
inglés (inglês) - inglesa (inglesa)
c) Os adjetivos invariáveis mantêm a mesma forma quando acompanham substantivos masculinos ou femininos.
Un hombre feliz. (Um homem feliz.) - Una mujer feliz. (Uma mulher feliz.)
hermano menor (irmão menor) - hermana menor (irmã menor)
Apócope
Chama-se apócope a supressão da letra ou da sílaba final em alguns adjetivos.
a) Os adjetivos alguno, bueno, malo, ninguno, primero, postrero, tercero e uno perdem a letra o final quando precedem um substantivo masculino singular:
Algún chico (algum menino) Buen hombre (bom homem) Mal tiempo (mau tempo) Uy780- Ningún libro (nenhum livro) Primer lugar (primeiro lugar) Postrer día (último dia) Tercer piso (terceiro andar) Un profesor (um professor) |
b) O adjetivo ciento perde a sílaba final to quando precede substantivos plurais, masculinos ou femininos, mesmo que se interponha um adjetivo:
Cien hombres (cem homens)
Cien mujeres (cem mulheres)
Cien lindas muchachas (cem lindas mulheres)
c) O adjetivo cualquiera perde a letra a final quando precede substantivos singulares, masculinos ou femininos:
| Cualquier libro (qualquer livro) Cualquier carpeta (qualquer pasta*) * material de escritório para guardar documentos. |
O plural CUALESQUIERA também sofre apócope: cualesquier hombres / cualesquier mujeres.
d) O adjetivo grande perde a sílaba final de quando precede substantivos singulares, masculinos ou femininos:
Gran chico (grande menino)
Gran chica (grande menina)
e) O adjetivo santo perde a sílaba final to quando precede nomes próprios masculinos de santos, exceto diante de Domingo, Tomás, Tomé e Toribio:
San Juán.
Relatório de estágio
Após a liberação do professor orientador Eli Moro para que os acadêmicos fossem há procura das escolas, as acadêmicas Adriana Dias e Amanda Cristina, Erivania Barros e Pollyana Moreno se dirigiram a Escola Estadual Tiradentes com a solicitação de que pudessem está observando e ministrando aulas de Língua Espanhola, depois que a diretora e coordenadora dessem o aval para tal estágio, as acadêmicas se dividiram em duas duplas, as acadêmicas Adriana Dias e Amanda Cristina foram a campo no período de 05 à 19 de abril de 2011, para a observação das aulas da professora Tanara Pereira e de 26 de abril à 05 de maio de 2011 as acadêmicas ministraram as aulas, as mesma atuaram em duas turmas de terceira série do ensino médio, foram trabalhados os “Adjetivos, Advérbios, Pronome Demonstrativo e Acentuanción”, levados aos alunos em forma de apostila e ao final com um exercício ou dinâmica.
As aulas observadas percebeu-se que a professora apresenta grande domínio sobre a língua espanhola, a mesma é bastante calma e paciente, porém isso não faz com que os alunos baguncem em sua aula, pois eles a respeitam, mas como são adolescentes conversas paralelas, piadinhas com o jeito de ser falar e coisas do tipo são corriqueiras, nos dias em que as acadêmicas ministraram as aulas, os alunos contribuíram bastante, foram participativos e questionavam sempre que tinham duvidas, a presença da professora em sala tava segurança as acadêmicas. Como as aulas foram em turmas da terceira série do ensino médio, com adolescente entre 17 e 18 anos, como já esperado houve conversas paralelas, brincadeiras enquanto as acadêmicas davam as aulas, porém nada que comprometesse o rendimento tanto dos alunos, quanto das acadêmicas.