HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES

segunda-feira, 13 de junho de 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES

A Escola Estadual Tiradentes funciona nos três turnos, oferecendo Educação voltada para o Ensino Médio, no período diurno e noturno. Sua estrutura física é formada por 01 diretoria, 01 secretaria escolar, 01 sala de professores, 01 sala de coordenação pedagógica, 01 sala de atendimento psicológico, 01 sala de ensino especial, 01 biblioteca, 01 sala de TV e vídeo, 01 sala de informática, 01 sala para laboratório de Biologia, 01 auditório, 12 salas de aula, com capacidade para 40 alunos, 01 depósito para material de limpeza, 01 dispensa, 01 refeitório, 01 quadra de esporte coberta, 01 quadra de basquete descoberta, 01 cozinha, 01 área de serviço, 02 sanitários dos funcionários, 02 sanitários de alunos e 01 consultório odontológico.
Seu quadro administrativo é formado de 01 diretor, 01 diretor adjunto e 01 secretário escolar, 01 supervisor escolar, 02 orientadores educacionais, 02 psicólogas, 58 professores do ensino médio, todos graduados ou pós-graduados, 45 outros funcionários que desempenham funções diversas na escola.
A escola organiza-se, através da elaboração de regimentos, calendários, projetos, portarias, registros em livros, etc. onde ficam evidentes o estabelecimento de metas, objetivos, datas, ações e responsabilidades.
Para atingir suas metas e concepções, estabelece parcerias com outras instituições públicas e privadas, para desenvolver projetos ligados às dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
A Escola Tiradentes, possui um currículo voltado para o desenvolvimento de competências, no qual a interdisciplinaridade e a contextualização permeiem a prática pedagógica, embora, ainda não tenha conseguido romper plenamente com o tradicionalismo existente, organiza o seu currículo a partir das disciplinas que compõe a base nacional comum, que tem como objetivos a preparação para o prosseguimento de estudos e também a dimensão de preparação para o trabalho, através do desenvolvimento dos conteúdos básicos, já se observam algumas práticas, diferenciadas, que seguem as diretrizes sugeridas pelos PCNs..
Em decorrência das instituições de ensino público superior do Amapá (UNIFAP, UEAP), passarem a elaborar suas questões de vestibular, de forma interdisciplinar e contextualizada, estamos adaptando metodologias e instrumentos avaliativos para atender a essa particularidade. A escola desenvolve vários projetos culturais e sociais para integrar a comunidade escolar. Possui uma banda de música sinfônica e outra marcial, compostas por alunos da escola e pessoas da comunidade, difícil é adquirir instrumentos e mantê-los funcionando.
            A escola participa de vários eventos nacionais e locais e tem se destacado entre as melhores, principalmente aos relacionados ao esporte. Todos os anos conseguido melhores resultados nas competições.