Estágio Supervisionado IV- Docência em Língua Espanhola: Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Gedielson Nobre
Gracimaura Rodrigues
Greicy Campos
Ricardo Teixeira
Professor Orientador: Eli Moro






Fichas Gedielson Nobre








FICHAS ESTÁGIO GRACIMAURA RODRIGUES









fichas estagio grayce









FICHAS ESTAGIO RICARDO









PLANOS DE AULA






materiais didáticos




RELATÓRIO DO ESTÁGIO
No dia 25 de março de 2011, nosso grupo de Estágio Supervisionado III, apresentou-se na Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo, sendo bem recebidos pela Diretora e Coordenadora da instituição.
Neste primeiro momento, entregamos o ofício e observamos o espaço físico da escola, conhecendo um pouco também de sua historia, além de conhecemos a professora das salas nas quais foi realizado o estágio.
Nos dias de observações notamos que a professora das turmas de ensino médio procurava desenvolver o pensamento crítico dos alunos a partir das aulas de língua espanhola, usando recursos diferenciados e instigando os alunos a participarem ativamente das aulas.
Os educandos por sua vez, em determinada turma não eram participativos, demonstrado desinteresse em corresponder as atividades desenvolvidas. Havia uma turma mais ativa, que procurava participar conjuntamente na maioria das atividades.
De maneira geral os discentes demonstravam dificuldades na oralidade e em algumas atividades escritas inclusive na avaliação, talvez pela pouca intimidade com a língua estrangeira, mesmo estando nesta situação os alunos não se esforçavam, em sua maioria, para melhor compreender os conteúdos.
No que diz respeito ao comportamento dos alunos em sala de aula, estes se mantinham respeitosos à autoridade da professora, buscando, a minoria tirar dúvidas e aproveitar a oportunidade de aprender outra língua, fazendo muitas vezes, a comparação com a Língua Portuguesa.
A fase de observação facilita aos professores estagiários uma maior intimidade com a turma permitindo uma melhor abertura para as futuras aulas que serão ministradas, pois essa fase quebra, na maioria das vezes, as dificuldades de comunicação e envolvimento com os alunos, permitindo uma regência bastante firme e, determinada a alcançar o interesse dos alunos, deixando uma valiosa colaboração intelectual e social.

HISTÓRICO DA ESCOLA
A Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo, situada na rua Barão de Mauá nº 345, no bairro Buritizal, foi criada através do Decreto nº 0593/93, publicado em 02 de abril de 1993 e confirmado no Diário Oficial do Estado do Amapá nº 0561 de 06 de abril de 1993. Seu período letivo foi iniciado dia 03 de março de 1993, contando com onze turmas de alunos de 1ª a 4ª série do 1º Grau (atual fundamental), totalizando 280 alunos, distribuídos na faixa etária de 07 a 14 anos, nos turnos da manhã e tarde.
Em 11 de abril de 1994, através as Portaria nº 168/94-SEECE, foi implantado o curso de Formação de Professores do Pré-Escolar a 4º série do 1º Grau, de forma gradativa.
Atualmente, a Escola possui 1.300 alunos distribuídos em 42 (quarenta e duas) turmas, atendendo 8ª série do Ensino Fundamental, 1º a 3º ano do Ensino Médio Regular e Inovador, além de 10 turmas de Ensino Médio Integrado, no Curso Técnico de Gestão em Vendas nos turnos da Manhã, Tarde e Noite.
Cumprindo e consolidando seu papel de compromisso com a Educação e Cidadania, a Escola recebeu diversos prêmios nacionais e reconhecimento internacional pelos relevantes trabalhos desenvolvidos, entendendo e trabalhando a relação de ensino e aprendizagem como um processo que se realiza como resposta às aspirações, exigências e expectativas de uma sociedade em constante transformação. É nesta perspectiva que vem desenvolvendo ações educativas comprometidas com a Ética e o bem estar social, contribuindo, dessa maneira, para a efetivação de uma sociedade mais participativa, consciente, justa e solidária.
A Escola Estadual Professora Maria Carmelita do Carmo possui como responsabilidade institucional o compromisso de manter uma estreita relação com a Família, pois compreende que somente através dessa união, a formação de seu aluno poderá ser verdadeiramente plena.
As aulas acontecem, além das salas de aulas, na quadra, biblioteca, laboratório de ciências, sala de leitura, sala de informática, TV escola, extra-escola e demais dependências.
A Escola oferece aulas de judô, treinos nas modalidades desportivas, ginástica aeróbica, oficinas, mini-cursos, cursos, palestras e diferentes projetos que beneficiam o desenvolver intelectual e social do educando carmelitano.

MELHORES MOMENTOS