RELATÓRIO DE ESTAGIO das Acadêmicas: Pollyana Freitas e Erivênia Barros.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Professora Regente: Tanara Pereira. Turma: 214

Iniciamos nosso estágio no dia 18 de março de 2011, na Escola Estadual Tiradentes com a regência da professora Tanara Pereira. A principio conhecemos cada setor do colégio, tais como, secretaria, diretoria, suprevisão, professores e por fim os alunos, mais especificamente a turma 214. Nesse dia a aula deu início às 7:15 e findou às 8:55 horas, foram dois horários de observação, sendo que para essas duas aulas tiveram dois trabalhos realizados em grupo em formato de seminário, cada grupo formado por seis alunos, o primeiro apresentou para a turma, a cultura, a culinária, a religião e outros costumes da Colombia, fizeram tembém exposição de cartazes de apresentação musical. Após este grupo, tivemos a segunda apresentação, com o apresentação do trabalho a respeito dos aspectos citados acima,porém de um outro país, o Perú. Os alunos foram excelentes, mostraram ter domínio do que diziam e para concluir trouxeram pra sala um doce típico do Perú, sedo que o mesmo foi produzido pelos integrantes do grupo.
No 2º dia, 22 de março de 2011, chegamos a escolas às 10:30 horas , pois a aula iniciaria 25 minutos depois e findarias às 12:30, em virtude dos trabalhos de apresentação , nesta terça - feira seguiram normalmente as apresentações, sendo que estes era o último dias do ciclo de trabalhos sobre os países que têem o español como língua materna. Assim sendo, os alunos que falariam da España começaram a apresentação com a exposição de fotos de pontos turisticos que alí existem e posterior a isso explicaram a respeito da cultura, do esporte, da política e outros ítens que compõem um país, seguinte a eles houve a apresentação do último grupo, com a explicação das mais diversas curiosidades e belezas de Buenos Aires, sendo que este grupo assim como os outros também fizeram uma ótima apresentação e utilizaram ainda recursos didáticos como aparelhos de som que enriqueceu bastante o trabalho feito por eles.
No 3º dia, 25 de março de 2011, com o fim das apresentações em grupos, começa então a explicação de assuntos propostos no planos de curso da escola seguido pela professora, sendo que nesse dia foi explicado o assunto: Adjetivo e este explorado de acordo com o previsto em gramática, isto é, suas variações de gênero, número e grau, bem como a classificação em simples, composto, primitivo,derivados ,patrio e a apócope. Ao fim das explicações pela professora, esta fez com a turma uma dinâmica em grupos que tormou o assuntos mais prazeroso e compreensivo.
No 4º dia, 29 de março de 2011, a professora Tanara iniciou a aula com a explicação do assunto : Substantivos e este foi explorado pela mesma com clareza e dinamismo, após explicar cada classificação dos substantivos, que são: Comuns, própios, concretos, abstratos, simples, composto, primitivo derivado e coletivo, fez com os alunos uma atividade de fixação, sendo esta corrigida no segundo horário por nós, estagiarias, Pollyana Freitas e Erivânia Barros.
No 5º dia, 01 de abril de 2011, nossa última aula de observação da turma, a professora regente continuou com uma atividade que deveria ter sido realizada na aula anterior, mas por falta de tempo deu-lhe a conclução no dia seguinte, e em seguida começou a explicação de um assunto novo, advebios, começou com a escrita do conteúdo em quadro e posterior a isso fez a explicação e para concluir o que foi ensinado fez uma breve atividade em sala e outra para casa.
No 6º dia, 05 de abril de 2011, nossa primeira aula de regência de nove que ainda viriam, começamos o dia com a apresentação de quem eramos e pedimos aos alunos que também se apresentasem, e assim fizeram, logo em seguida, demos partida na explicação do assuntos proposto pra esse dia, Os Pronomes, depois da explicação fizemos uma atividade e o dia foi bastante proveitoso.
Na aula seguinte, 08 de abril de 2011, voltamos a explicar o assunto já explorado pela pro fessora, adverbios, sendo que a mesma nos pediu que dessemos uma revisão do conteúdo com a turma, e assim fizemos. Após a explicação dividimos a turma de 7 grupos e fizemos uma gincana com os alunos a respeito do conteúdo trabalhado. No 8º dia, 12 de abril de 2011, segundo dia de regência, explicamos o assunto: Muy y mucho, mostrando aos alunos a diferença que há entre os dois, e consequentemente mostrando a forma correta do uso de ambos.
No penultimos dia, 15 de abril de 2011, partimos para a explicação de um assunto muito importante para a escrita e pronúncia do español, a ecentuación gráfica, foi trabalhando em duas aulas as regras de acentuação das agudas e das graves e para fixação passamos ainda uma atividades que foi realizada em sala de aula, e assim terminou esse dia.
No último dia, 19 de abril de 2011, finalizamos nosso estagio com a explicação das duas últimas regras de acentuação, as esdrújulas e as sobresdrújulas, posterior a isso, houve a realização da atividade realizada pelos alunos que foi atribuido dois pontos pela professora da turma e assim terminamos nossa jornada de rgência na turma 214.