Comentário crítico sobre a aula de vídeo assistido em sala de aula,
com o tema “METODOLOGIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM”
Muitos falam em metodologia na educação, mas é necessário que saibamos em primeiro lugar o que é metodologia?, portanto, metodologia é a forma de como é transmitido esse conhecimento, ou seja as técnicas utilizadas ou a melhor forma de repassar esse conhecimento, onde é envolvido o professor de um lado e de outro o aluno. O professor com a competência de ensinar e o aluno de absorver o referido conteúdo.
Portanto, para que aprendizagem aconteça é necessário vários fatores como, uma boa metodologia, com diversos recursos e métodos dinâmicos envolvidos. Além de ser necessário também, material didático como auxílio e suporte para uma boa aprendizagem. Visto que, existe toda uma sistemática a ser seguida pela LDB, ou seja, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, onde obriga os setores competentes educacionais a cumprirem rigorosamente o que está estabelecido em lei, diferente dos PCNs que significa o que se pode fazer na escola, mas não é obrigatório.
Nesse sentido, para que a mola educacional funcione, é necessário vários fatores, como: Professor, metodologia, escola, currículo e avaliação.
É importante lembrar que dentro da metodologia, existe algumas competências ligadas a educação, que são:
A abordagem tradicional, que é na verdade, o professor detentor do conteúdo e só ele fala sem que haja participação do aluno. Havendo portanto uma aula expositiva.
A abordagem cognitivista, onde é questionado no aluno para que o mesmo, descubra as respostas sobre determinado assunto no referido contexto, a fim de que o aluno faça um reflexão e consiga por si só a resposta do assunto abordado em questão.
A abordagem sociocultural, o professor passa a ser o mediador entre o aluno e o conhecimento, facilitando assim, uma boa aprendizagem ao aluno, fazendo atingir de fato o objetivo da educação que é educar. Visto que, o professor se utiliza de vários recursos dinâmicos para possibilitar uma boa aprendizagem ao aluno, e por outro lado, o aluno, começa absorver esse conhecimento de modo bem mais prazeroso, sem ser necessário aquela aula chata e entediante que existe na aula expositiva do ensino tradicionalista, no qual somente o professor se expressa e os educandos obrigados a ficarem quietos e apenas ouvindo, sem terem a oportunidade de expressarem seu posicionamento a respeito do assunto em questão.
Nesse sentido, alertamos que o eixo norteador de uma boa aprendizagem, está voltado sumariamente para uma boa técnica ou forma de repasse desses conhecimentos, que chamamos de metodologia, no qual é responsável pelo ato de ensinar, além do mais, ser necessário vários recursos didáticos, como suporte de uma boa aula. Uma vez que o professor precisa fazer uma checagem, ou uma avaliação para saber se esse conhecimento que está sendo repassado, está sendo alcançado realmente ou não, de modo que o entendimento do assunto seja absorvido. Portanto, este é um recurso que o professor se utiliza para diagnosticar se a sua forma metodológica está sendo eficiente ou não, de modo que se não estiver alcançando o seu objetivo, o mesmo precisa reformular as sua técnicas de ensino.
EQUIPE DA PROF. TATIANA COMENTÁRIO CRITICO SOBRE A AULA DE VIDEO
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Postado por LETRAS ESPANHOL às 20:04