EQUIPE PROF. TATIANA - Refletindo sobre a pratica da aula de português.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Refletindo sobre a pratica da aula de português.

Muitos estudiosos têm-se debruçado sobre uma problemática que desde sempre nos inquietou: a política lingüística e seu ensino. Dentre os estudos mais relevantes realizados recentemente sobre o assunto, poderíamos citar Franchi (1991),Bagno (2001), Marcuschi (2001) e Possenti (2003). Todos eles discutem as motivações ideológicas propulsoras do estabelecimento de metas e objetivos para o ensino de língua, nos diversos momentos históricos. Contudo, questões de natureza essencialmente empírica continuam a povoar nosso imaginário sobre o que seria ensinar língua portuguesa nos dias de hoje.


A experiência e a observação nos demonstravam que as práticas de leitura,

escrita, oralidade e abordagem gramatical desenvolvidas ainda hoje continuavam muito próximas daquelas preconizadas nos primórdios da ciência lingüística, ou pior ainda, pelos estudos pré-lingüisticos, a despeito de todos os avanços verificados na teoria da ciência. Impôs-se, portanto, a constatação de que a incorporação das concepções de língua e de linguagem ao ato de ensinar caracteriza-se por uma notável lentidão.

O incômodo provocado por tal verificação transformou a reflexão sobre as alterações necessárias em um desafio que nos levou a pesquisar a prática desenvolvida por professores, em diferentes estabelecimentos de ensino, assim como as teorias lingüísticas norteadoras do processo de ensino-aprendizagem. Política, ideologia, sociologia delineavam o quadro da educação no Brasil e, conseqüentemente, imbricavam-se em nossas preocupações.